FABIO RIGONI O PRIMEIRO DEFICIENTE VISUAL DEPUTADO FEDERAL

20/02/2019

Felipe Rigoni (27) eleito Deputado Federal pelo PSB no Estado do Espirito Santo, é o primeiro deficiente visual a ocupar a cadeira na câmara. Com 84.805 votos foi o segundo candidato mais votado pelos capixabas.

 

"A gente trabalhou muito durante os últimos meses, porém, não esperávamos esses 84.405 votos. Eu esperava cerca de 60 mil votos e ter chegado a essa grande quantidade foi uma surpresa muito boa. Isso seu deu por conta dos mais de 2 mil multiplicadores que construíram essa campanha comigo. Por isso que falo, nós fomos eleitos, não somente eu", Rigoni.

 

Rigoni é engenheiro e possui mestrado em políticas públicas, sua trajetória na política se iniciou em 2016, quando se candidatou a vereador em Linhares.

Aos 15 anos, por conta de uma inflamação na retina, Rigoni foi submetido a mais de 17 cirurgias, com o intuito de impedir o avanço da doença, porém sem sucesso, perdeu completamente a visão. Nessa fase, Rigoni enfrentou um diagnóstico de depressão, onde com a ajuda da família passou a compreender e encarar melhor as mudanças que viera a ocorrer em sua vida.

 

Quando se candidatar a vereador de Linhares em 2016, Rigoni se sentiu surpreso e entusiasmado com o resultado das apurações, onde recebeu 1,4% dos votos válidos.

 

"Eu tenho para mim que eu preciso transformar a vida das pessoas que estão ao meu redor, por isso que eu participei do Movimento Empresa Júnior, por isso que logo depois fui trabalhar com desenvolvimento humano e produtividade... Só que comecei a perceber que se eu quisesse transformar a vida das pessoas realmente, eu precisava melhorar a qualidade e a quantidade das oportunidades que elas têm. E foi aí que eu entrei na política"

 

Fabio Rigoni

FONTE: Aiir Studio e G1.globo.com