COMPANHIAS AÉREAS: CUIDADOS ESPECIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

28/08/2019

Os passageiros com deficiência podem contar com assistência durante as viagens aéreas, nos aeroportos e nos aviões. 

A maioria dos serviços que podem ser usados são gratuitos.

 

Todas as facilidades para os passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida devem obedecer à norma NBR – 14273: Acessibilidade à Pessoa Portadora de Deficiência no Transporte Aéreo Comercial. Isso vale tanto para condições físicas, quanto mentais - o que inclui Síndrome de Down.

 

A maioria das companhias aéreas oferece os seguintes cuidados especiais para pessoas com deficiência:

  • Assistência no embarque e desembarque;
  • Assistência no armazenamento da bagagem;
  • Assistência no portão de saída;
  • Utilização de uma cadeira de rodas.

 

A pessoa com deficiência a viajar sozinha deve ser capaz de fazer o seguinte:

  • Usar o banheiro de forma independente;
  • Comer uma refeição sozinha;
  • Aplicar a medicação apropriada sozinha;
  • Usar a máscara de oxigênio independentemente.

 

No caso que nível de deficiência não permita a realização de quaisquer dos pontos acima, o passageiro deve ser acompanhado por outra pessoa que tenha mais do que 16 anos e esteja fisicamente apta.

 

Lembre-se!

É importante que a reserva seja feita antecipadamente, fornecendo as informações detalhadas sobre a deficiência diretamente para a companhia aérea.