BANHEIROS QUIMÍCOS ACESSÍVEIS

07/08/2019

'Pode parecer para alguns que este projeto não teria uma relevância das maiores, mas muito diferente do que podem imaginar, as pessoas que tem mobilidade reduzida necessitam muito dele", destacou o relator do projeto, o senador Romário (Pode-RJ).

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei (13/05/2019) que obriga a instalação de banheiros químicos acessíveis voltados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, em eventos públicos ou privados (Lei 13.825/19).

 

Os banheiros químicos para cadeirante, chamados de Banheiro PNE (Portador de Necessidades Especiais), são necessários na realização de eventos em geral. As vantagens no uso estão a praticidade, o custo benefício, a versatilidade para diferentes tipos de ambientes e o conforto que proporciona a pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Acessibilidade é muito mais do que tornar a vida do outro mais fácil, é pôr em prática a igualdade que tanto se é comentada na atualidade. As pessoas com deficiência precisam ter a chance de fazerem o que quiserem, sem necessariamente ter que pedirem sempre a ajuda de outras pessoas.